Challenge Coin DOF

HISTÓRICO

A história das Challenge Coins surge no Império Romano, como forma de recompensar um soldado por seu destaque e lealdade no campo de batalha. Com uma cunhagem especial, a moeda trazia o símbolo da Legião a que o guerreiro pertencia.
Na 2ª Guerra Mundial, militares americanos possuíam uma moeda de identificação pessoal. Nos momentos recreativos e folgas bradavam: “Coin Check” e colocavam suas moedas sobre uma mesa. Quem estivesse sem sua moeda pagava a bebida de todos que estavam com as suas.
A Challenge Coin do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) do Estado de Mato Grosso do Sul foi inspirada no trabalho diuturno da Águia da Fronteira no combate aos crimes transfronteiriços.
O objetivo é reconhecer e valorizar homens e mulheres, civis ou militares, que contribuem com a Segurança e a Ordem Pública na faixa de fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia.

A Challenge Coin do DOF guarda na parte inferior da face superior frontal, os dizeres: ‘Mato Grosso do Sul’ e, na parte inferior, ‘Desde 28 de maio de 1987’, data de sua criação. Cunhada em bronze possuí, ao centro, os dizeres: Polícia DOF Operações de Fronteira, uma descrição operacional de sua efetiva atuação no Estado, sob o numerador único da confecção das moedas.
Em seu verso, a gloriosa Águia da Fronteira representando sua agilidade no enfrentamento aos crimes contra a vida e o patrimônio, acima da descrição DOF e da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) do Estado de Mato Grosso do Sul laureadas pelas descrições na parte superior: Departamento de Operações de Fronteira e, na parte inferior, Base Coronel Adib Massad, seu mais nobre soldado e fundador da história da Águia da Fronteira como exemplo de polícia especializada para todo o Brasil.

AGRACIADOS CHALLENGE COIN DOF

Clique aqui.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.