O Departamento de Operações de Fronteira – DOF, utilizando-se de sua função de comprometimento social e da filosofia de polícia comunitária, ministrou do decorrer do dia 21 de setembro, a estudantes de pelo menos cinco escolas públicas da cidade de Gloria de Dourados/MS, a palestra do projeto do DOF – DIGA NÃO AO CRIME (DNC), que atingiu crianças, jovens e adolescentes de 10 de 17 anos, inclusive crianças e jovens especiais.
A ação foi organizada pela prefeitura municipal de Gloria de Dourados e ministrada em dois períodos, no anfiteatro da UFMS em Gloria de Dourados.
A palestras é executada pela Assessoria de comunicação Social do DOF, através do 1º Sargento PM Julio CT Arguelho e do Soldado PM Paes, tendo um público de aproximadamente 700 pessoas, entre alunos e professores e convidados.
Durante palestra são facilitados assuntos como conhecimento geral sobre drogas licitas e ilícitas e as consequências de seu consumo; conceito de autoridade no âmbito familiar; Lei 13.010 de 2014 (Lei da Palmada); criminalização; uso, porte e tráfico de drogas; consequências e penalização do tráfico de drogas no Brasil e, atribuições do DOF no policiamento de fronteira.
O público interagiu de forma exemplar no decorrer das ministrações, onde os palestrantes enfatizaram a importância de conhecer as consequências do uso de drogas licitas e ilícitas, e suas implicações psicológicas, sociais e criminais, principalmente na área de fronteira, onde o assédio de criminosos ao público dessa faixa etária é intenso.
Ao termino da palestra com os alunos, foi realizado um momento de meditação e reflexão, onde foi trabalhado o motivacional dos presentes no que tange a importância do comprometimento de todas as pessoas para que tenhamos uma sociedade mais segura e livre das drogas.
“A interação com o público presente, e diga-se de passagem, o maior número de pessoas atendidas de uma única vez até aqui por uma palestra do projeto nos motiva a continuar nesse caminho de prevenção, uma vez que nossas crianças e adolescentes são as maiores vítimas do narcotráfico, não somente no nosso estado, mas em todo o Brasil.” Conclui o Sargento Julio CT Arguelho, Assessor de Comunicação social do DOF e palestrante do Projeto Diga Não ao Crime.
O Projeto pode ser solicitado por entidades, escola e prefeituras de todos a área de fronteira através do e-mail: dof.sejusp@gmail.com ou através dos telefones (67)3410-4800 ou (67)9987-9514.