Policiais Militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam na madrugada desta terça-feira (2), um cidadão indígena de 30 anos de idade por tráfico de droga. Com ele estavam 200 gramas de skank que seriam levados para a uma reserva indígena em Iguatemi. É o segundo na semana de droga que seguia para reserva indígena.
Os militares realizavam um patrulhamento ostensivo pela rodovia MS 295, área rural do município de Tacuru, quando visualizaram o homem andando a pé pela via com uma sacola na mão. Ao ser abordado, disse que seguia de uma reserva indígena em Amambai quando sua motocicleta apresentou problemas mecânicos, sendo abandonada.
Ao vistoriarem a sacola, os policiais localizaram uma parte do skank e, junto ao seu corpo, mais outra porção da mesma droga, com peso total de 200 gramas. Questionado sobre o ilícito disse que comprou de um cidadão paraguaio na reserva indígena em Amambai e que pretendia levar até a reserva indígena em Iguatemi.
Durante a checagem dos dados pessoais do indígena localizou-se um Mandado de Prisão a cumprir expedido pela Vara Criminal de Iguatemi. A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil em Tacuru e o prejuízo estimado ao crime foi de R$ 2 mil.
PRIMEIRO CASO
Na tarde desta segunda-feira (1º) o DOF prendeu outro homem com 1,4 quilo de maconha. Ele seguia para uma reserva indígena no município de Caarapó, conforme matéria abaixo:
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Siga o DOF no Instagram: @dofpmms