Solenidade reuniu a lenda histórica do DOF, Coronel Adib Massad e o diretor com os melhores resultados da história do Departamento, Coronel PM Ary Carlos Barbosa.
Na última quarta-feira(01/06), tendo como palco o teatro municipal de Dourados, reuniram-se autoridades civis e militares de todo o Brasil, para a realização da solenidade do 29º aniversário do Departamento de Operações de Fronteira e a entrega da medalha “Águia da Fronteira”.
No total 27 personalidades foram condecoradas com a mais alta honraria outorgada pelo DOF, a medalha “Águia da Fronteira”, que é destinada a autoridades civis e militares que prestaram relevantes serviços ao Departamento de Operações de Fronteira e policiais que se destacaram pelo seu valor pessoal e que contribuíram decisivamente para o aperfeiçoamento e projeção do Departamento.
Dentre as autoridades foram condecorados o Superintendente de Segurança Pública da SEJUSP, Coronel PM Deusdete Souza de Oliveira Filho e o Comandante geral da PMMS, Coronel PM Jorge Edgar Judice Teixeira.
UMA GESTÃO DE RESULTADOS
Desde a assunção da direção do Departamento de Operações de Fronteira, pelo Coronel PM Ary Carlos Barbosa no dia 21 de janeiro de 2015, os recordes nas apreensões referentes a repressão e combate principalmente ao narcotráfico, vem sendo quebrados mês a mês, sendo reconhecida como uma gestão competente de resultados.
Nos últimos 15 meses da direção do DOF, foram apreendidas mais de 73 toneladas de drogas na fronteira, 87 armas de fogo, mais de 300 milhões de reais em produtos de contrabando e descaminho, mais de 103 mil reais em moedas falsas, 224 veículos produtos de roubo/furto e adulteração recuperados e a prisão de 1385 pessoas envolvidas com o crime na fronteira.
A alta produtividade se deve principalmente ao treinamento e aprimoramento dos policiais do DOF, que é uma política de gestão da Direção do Coronel Ary Carlos Barbosa, juntamente com a valorização profissional, além da super safra de maconha no Paraguai.
AS LENDAS
O Coronel PM Ary Carlos Barbosa diretor do DOF recebeu o comandante e personalidade mais emblemática da história da Águia da fronteira, Coronel Adib Massad, que honrado com local de destaque na solenidade, sendo ovacionado pelas autoridades, convidados e pela imprensa que participou do evento.
A solenidade reuniu a “velha guarda” do antigo GOF e a nova geração de “dofianos” que são policiais trabalhando com metas estabelecidas e comprometimento com a segurança fronteiriça nos mais de 1500 quilômetros de fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia.
Assim como o Coronel Adib escreveu seu nome na história do Estado de Mato Grosso do Sul, o Coronel Ary Carlos Barbosa também o escreve com uma gestão de resultados incomparáveis e sem precedentes nos últimos 29 anos do Departamento.
“A criminalidade na fronteira é combatida por homens e mulheres comprometidos com a missão do DOF, que é o patrulhamento itinerante de fronteira e o combate ao crime organizado, valores estes que são perpetuados desde o comando do valente Coronel Adib Massad, que é um exemplo de superação e um personagem que serve de motivação para todos os policiais do Departamento”. Conclui o diretor do DOF, Coronel PM Ary Carlos Barbosa.