Dourados (MS), 20 de dezembro – O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) realizará nesta segunda-feira a formatura de 31 policiais que concluíram a sétima edição do Curso de Especialização em Policiamento de Fronteiras (CEPFron). A solenidade acontece às 18h no Auditório da Receita Federal, em Campo Grande (MS).
Desde o início do curso, em 15 de novembro, foram ministraras mais de 327 horas/aulas além do Estágio Operacional na faixa de Fronteira. Essa última parte do curso ocorreu entre os dias 10 a 19 de dezembro e resultou nas apreensões de quase uma tonelada de maconha; aproximadamente 43 kg de cocaína e seus derivados; 1.579 pacotes de cigarros; 12 veículos; 72 pneus; e, 3 veículos recuperados.
Durante o estágio, as equipes do DOF foram integradas pelos alunos do VII CEPFron sob comando de policiais que já pertencem ao Departamento e possuem vasta experiência profissional. O objetivo foi o repasse de conhecimentos no enfrentamento aos crimes transfronteiriços. Durante a operação, 25 pessoas foram encaminhadas às delegacias de Polícia, sendo dois mandados de prisão cumpridos.
O prejuízo ao crime, resultante destas apreensões e aquelas relativas ao contrabando de agrotóxicos e outros produtos apreendidos, foram mais de 7,9 milhões de reais.
Entre os alunos que concluíram o curso estão policiais militares dos Estados de Mato Grosso do Sul; Mato Grosso; Tocantins; Santa Catarina; Goiás; Rondônia; e Rio Grande do Sul, além de um policial civil pertencente à Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron).
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
SeComSoc
DOF/Sejusp