Policiais Militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram na manhã desta terça-feira (6) na rodovia MS-164, no Distrito de Vista Alegre, um veículo Volkswagen T-Cross de cor prata com placas afixadas falsas; registro criminal de roubo/furto e rádio de comunicação instalado.
Os militares realizavam um patrulhamento ostensivo no distrito quando abordaram o condutor do T-Cross que seguia sentido a Ponta Porã. Durante a abordagem foi possível ouvir o som de rádio de comunicação clandestina instalado no veículo. Questionado sobre o ilícito o condutor, de 30 anos de idade, disse que estava acompanhado de mais dois homens em uma ação ilegal, sendo que os veículos Volkswagen Voyage e um Chevrolet Cobalt estariam em um bar na entrada de Maracaju.
Ao chegarem no local, dois homens correram para uma residência abandonada assim que viram a chegadas dos militares, que conseguiram detê-los. O Voyage estava com a numeração do motor danificada e sem as plaquetas adesivas de identificação do chassi, além de um rádio de comunicação instalado. O Cobalt também estava com um rádio de comunicação clandestina instalado.
Os três disseram que foram contratados e que saíram de Campo Grande (MS) com destino a Ponta Porã, onde carregariam os veículos com cigarros ilegais de origem estrangeira; e que contavam com o apoio de um “batedor de estrada” conduzindo um Volkswagen Gol. Disseram que os três veículos pertenciam a um mesmo dono, que reside em Campo Grande.
A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Federal em Dourados. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 255 mil.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Siga o DOF no Instagram: @dofpmms