Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam na noite desta quarta-feira (29) 657 quilos de maconha que estavam em uma residência no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Porã. Na ação quatro homens e uma mulher foram presos e um adolescente, apreendido.
Os militares realizavam um patrulhamento ostensivo e preventivo na cidade quando visualizaram um veículo Corsa Wind vermelho com excesso de peso. Ao perceber que seria abordado, o condutor acelerou e tentou fugir em alta velocidade, até adentrar no quintal de uma casa. Os policiais viram que dois homens correram para o fundo do quintal e pularam o muro.
No imóvel estavam as seis pessoas detidas, bem como, mais três veículos (o Corsa Wind; um Gol prata; e, um Ford Fiesta), todos carregados com volumes prensados de maconha. Os policiais encontraram mais maconha na casa em processo de embalagem; uma balança digital; 140 litros de herbicida; e, 20 quilos do mesmo veneno em granulado.
A ocorrência foi registrada e entregue na Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 1,516 milhão.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Siga o DOF no Instagram: @dofpmms